Mesmo sendo um termo desconhecido por muitos, o packing house pode aumentar a qualidade de produtos FLV e levar uma série de benefícios à operação.

Uma packing house bem estruturada pode garantir menor desperdício de alimentos, maior produtividade no trabalho e um faturamento mais favorável.

Continue sua leitura e veja o que é uma packing house na prática, seus processos e como essa estrutura pode auxiliar o seu negócio.

O que é uma packing house?

Vinda do inglês, uma packing house é uma instalação devidamente preparada para receber e processar toda a produção de frutas, legumes e verduras provenientes da colheita.

Uma packing house garante o preparo do alimento antes que ele seja enviado aos pontos de venda e também ao consumidor final.

Dentro de uma packing house, estão alguns equipamentos que garantem o processamento de itens, como:

  • Máquina para escorrimento e secagem;
  • Aplicação de cera e processo de polimento;
  • Balança para pesagem;
  • Mesa para manuseio de alimentos;
  • Equipamentos para embalagem;
  • Câmara frigorífica e refrigeradores, caso necessário;
  • Carrinho para transporte interno, dentre outros;

A partir dos processos de beneficiamento de alimentos executados na packing house, é possível obter itens com maior durabilidade e aparência, o que facilita nas vendas ao consumidor final.

Como seu processo de empacotamento é executado de forma especializada, também há um número menor de perdas de alimentos, que muitas vezes são danificados por utilizarem embalagens inadequadas.

Dentro de uma packing house, as etapas são executadas seguindo uma cadeia de atividades, o que garante maior otimização dos processos operacionais. Manter uma gestão adequada da packing house favorece a operação como um todo, gerando mais produtividade e menor custo.

Quais são as etapas de uma packing house?

As atividades de uma packing house iniciam logo após a colheita, onde cada produto receberá um tratamento e destinação diferente. As etapas da packing house contam com uma série de maquinários para iniciar seu processo produtivo. A seguir, veja as principais etapas executadas.

Processo de colheita e transporte interno

Logo após a colheita, os alimentos recebem etiquetas de informação ainda no local. É encaminhado em seguida para a packing house em caminhões ou vagões. Para o transporte, os produtos são acondicionados em recipientes e caixas apropriadas.

Ao serem recebidos pela packing house, os produtos passam por inspeção, sendo o primeiro processo de controle de qualidade antes de efetuar o armazenamento de itens.

Armazenamento e higienização

Após serem recebidos pela packing house, os alimentos são armazenados em câmaras frias e refrigeradores. Manter os produtos em baixas temperaturas aumentam o tempo de amadurecimento e durabilidade do alimento. Além do resfriamento, o local precisa ter boa ventilação e umidade adequada.

Posteriormente, os produtos passam pelo processo de higienização para remover todas as impurezas. Também são realizadas as etapas de secagem e polimento, que envolve a aplicação de cera.

Essas medidas auxiliam na retenção de umidade que vai manter a conservação e aparência do produto, principalmente para aqueles que serão exportados.

Processo de embalagem

A próxima etapa da packing house é acondicionar os produtos em embalagens, que devem ser devidamente higienizadas e serem fabricadas de acordo com as normas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

As embalagens devem possuir um bom acabamento para não danificar a mercadoria, além se serem adaptadas para o tipo de transporte que será utilizado até o estabelecimento.

Nessa etapa, é importante acondicionar os produtos de forma adequada para evitar danos que comprometam a sua aparência, que, em consequência, geram perdas.

Além das etapas acima, é importante manter a higienização adequada de equipamentos, instrumentos e bancadas para processamento dos alimentos. Até mesmo as botas e calçados utilizados dentro da packing house precisam passar por processos de higienização rigorosos para evitar contaminações.

Alguns produtos podem estar contaminados com bactérias, fungos ou parasitas que podem comprometer itens em bom estado. Manter as condições de higiene adequada garante o controle sanitário para evitar propagação de pragas que inutilizam a produção, bem como contaminação da própria packing house.

Quais as vantagens da packing house para o negócio?

O consumidor atual está cada vez mais exigente, principalmente na aquisição de alimentos saudáveis e de boa aparência. Manter uma packing house garante que os produtos sejam beneficiados de maneira eficiente e sem gerar perdas.

Segundo informações da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), os prejuízos com hortifrútis estragados representam até 6% do faturamento de um estabelecimento. É um número considerável em relação à rotatividade desse tipo de alimento.

Investir em uma packing house garante maior produtividade no beneficiamento de FLV após a colheita, economia com mão de obra e também maior faturamento, considerando a baixa de perdas e comercialização de produtos de melhor qualidade.

Para garantir uma boa gestão de FLV, é interessante automatizar processos e investir em algumas tecnologias para garantir a qualidade e produtividade operacional.

Além dos próprios equipamentos de beneficiamento, sistemas de gestão também podem favorecer os trabalhos da packing house como:

  • Gestão da produção;
  • Controle de paletes e embalagens por ordem de processamento;
  • Inventário de paletes presentes na operação;
  • Identificação das perdas, além da classificação média dos produtos recebidos;
  • Expedição conforme ordem de processamento;
  • Análise da produção e processo de colheita, dentre outros;

Uma packing house que funcione de acordo com os processos adequados de beneficiamento e higiene é uma ótima vantagem operacional para o produtor.

Portanto, antes de implementar qualquer projeto de packing house para sua operação, conheça as soluções da Agrohall.

Garanta uma estrutura de qualidade para sua packing house com a Agrohall

Para implantar sua packing house com equipamentos de alto padrão, a solução somos nós, da Agrohall.

Possuímos ampla experiência na área de automação, e trabalhamos com diversos tipos de  equipamentos que vão manter sua packing house com ótimo desempenho e garantindo alimentos de qualidade.

Para adquirir as melhores soluções para sua packing house, entre em contato conosco!

E do conteúdo de hoje, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e nos acompanhe para outras novidades.

Até a próxima!