As perdas de FLV (frutas, legumes e verduras) lideram as estatísticas quando o assunto é desperdício de alimentos. Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) os artigos FLV são os que mais geram perdas. Em 2016, foi calculado um índice de 6,09%.

Já em pesquisa realizada pela ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), as perdas de FLV podem comprometer até 20% do faturamento de um estabelecimento.

Mas o que será que gera tantas perdas? No artigo de hoje falaremos um pouco dos problemas que envolvem a perda de FLV, como também medidas de prevenção para evitar prejuízos na hora da comercialização no varejo.

Aproveite!

O que causa perda de FLV?

Geralmente, boa parte dos alimentos FLV (frutas, legumes e verduras), são classificados como perecíveis. Um produto perecível é aquele que possui uma validade menor, estando susceptível a danos ou perdas em condições ambientes.

Para produtos FLV a perda quase sempre acomete alguns tipos de frutas, principalmente hortaliças. Com as exigências do cliente atual, mesmo que um alimento possa ser consumido, se a aparência estiver deteriorada, já pode ser considerado perdido.

Atualmente existem diversos fatores que contribuem para as perdas de FLV em estabelecimentos comerciais. Dentre elas podemos destacar:

  • Transporte realizado de forma inadequada;
  • Armazenamento indevido, não considerando algumas variantes como, por exemplo, a temperatura;
  • Manipulação errada do produto;
  • FLVs contaminados por outros produtos perdidos;
  • Compra maior do que será realmente vendido;
  • Manuseio inadequado do cliente, ocasionando quedas ou outros danos;
  • Equipe sem treinamento eficiente para a manipulação e controle dos FLV;

Infelizmente, as perdas de FLV acontecem com a maior parte dos estabelecimentos. As perdas geradas por esse tipo de produto são irrecuperáveis, até mesmo por se tratar de um produto de curta duração.

Existem medidas que podem ser tomadas para evitar essas perdas, garantindo fim ao desperdício, mas também atendendo as expectativas do consumidor final.

Continue sua leitura para saber mais sobre o que pode ser efetuado para evitar as perdas de frutas, legumes e verduras.

É possível prevenir as perdas de FLV?

Na verdade, é possível sim prevenir as perdas de FLV. O interessante é que são medidas simples e que podem ser implementadas para estabelecimentos de qualquer porte.

É importante ter atenção e estabelecer rotinas assertivas que vão garantir a redução de perdas, como até mesmo um estoque mais duradouro.

Armazenamento

Por serem considerados perecíveis, os artigos FLV precisam de um local adequado para armazenamento.

A higienização do local é muito importante para evitar a contaminação dos alimentos e a cultura de bactérias nocivas.

Manter o local de armazenamento com uma temperatura adequada também auxilia aumentando o tempo de consumo dos alimentos.

Para tanto, também é preciso garantir que refrigeradores ou outros equipamentos do tipo estejam em perfeitas condições para a conservação de alimentos FLV.

Cuidados com mercadorias estragadas

Alimentos em condições favoráveis podem ser prejudicados por aqueles que não apresentam boas condições de consumo. Para evitar esse problema, é importante ter atenção às bancas e expositores para remover os produtos estragados.

Além de manter uma aparência mais agradável para o consumidor, essa prática ajuda a preservar artigos FLV que ainda estão em boas condições.

Recebimento

Para essa ação, é interessante manter uma equipe treinada para realizar o controle da mercadoria recebida. Dentro do processo de recebimento, é preciso verificar alguns critérios como:

  • Quantidade recebida;
  • Qualidade da mercadoria;
  • Condição de amadurecimento;
  • Aparência do item, se possui algum dano na casca ou presença de parasitas, dentre outros;

Observando esses critérios, é possível organizar os alimentos FLV expondo aqueles que precisam ser vendidos com mais rapidez por ter uma vida útil menor.

Essa é uma medida que garante sempre produtos de qualidade em exposição para o cliente, mas evita as perdas de FLV na banca.

Controles de estoque e observação de safras

É importante manter um controle rigoroso do estoque para evitar a compra de produtos em excesso, o que com certeza irá gerar perdas.

Observar as safras e suprir o estabelecimento com os produtos FLV que possuem mais saída também é interessante para evitar perdas.

Dentro desse critério, ao comprar um produto novo para introdução no estoque, adquirir poucas quantidades é uma forma inteligente de testar o produto junto ao consumidor sem grandes perdas, caso a aceitação for baixa.

Reaproveitamento de produtos

Uma boa estratégia para aproveitar alimentos FLV que estão em processo de amadurecimento avançado é utilizá-los para a criação de novos produtos.

Esses alimentos podem originar poupas, sucos, doces, geleias, dentre outros. Além de diversificar o estoque, evita a perda do FLV.

Cuidados na manipulação do alimento

Manusear um alimento FLV de forma inadequada pode gerar dados e perdas do produto. Investir em treinamentos para os colaboradores sobre a manipulação adequada do produto, tanto no armazenamento como na manutenção do estoque pode evitar perdas desnecessárias de FLV.

Promoções

Artigos FLV que estão em fase mais avançada de maturação, podem ser colocados em promoção. Essa é uma forma de reaproveitar o produto e evitar a perda. Promoções são sempre muito bem aceitas pelo consumidor.

Fornecedores

O fornecedor é peça fundamental no processo de prevenção de perdas de FLV. É preciso garantir que ele atenda a padrões de qualidade, desde o plantio, até a colheita.

Outro ponto importante a se observar no fornecedor é o seu processo de beneficiamento , que envolve o tratamento completo de produtos FLV, incluindo os processos de transporte e entrega.

A princípio pode parecer difícil aplicar essas medidas. Mas é importante lembrar que trabalhar adequadamente, evitando desperdícios, gera inúmeras vantagens operacionais, incluindo a possibilidade de novos investimentos.

Mesmo sendo considerados perecíveis, é possível manter a boa conservação de alimentos FLV. Como mencionamos acima, os consumidores estão cada vez mais exigentes, principalmente na procura de alimentos saudáveis.

Considerando esse comportamento do cliente, vale a pena investir em métodos e processos que evitam as perdas de FLV. Com certeza, seu faturamento irá agradecer.

Equipamentos para beneficiamento FLV é com a Agrohall

Evite perdas de FLV trabalhando com as soluções de beneficiamento da Agrohall.

Somos especialistas em automação e fornecemos uma linha de máquinas inteligentes que garantem o processo de beneficiamento de frutas, verduras e legumes com total eficiência.

Fale agora mesmo conosco e otimize sua operação para evitar perdas de FLV.

 

Esse conteúdo te ajudou? Conte o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue nos acompanhando para mais notícias.

Até a próxima! 😊