As máquinas de automação estão cada vez mais em alta e também podem ser utilizadas por médios e pequenos produtores.

Com os avanços da agricultura familiar, o uso de automação garante maior qualidade, processos com maior otimização e custo, o que aumenta a competitividade.

Entretanto, é comum que os médios e pequenos produtores tenham dúvidas no momento de investir em automação para suas operações.

Para responder a essas dúvidas, elaboramos este artigo listando as melhores máquinas de automação para alimentos que podem ser utilizadas por pequenos e médios produtores. Boa leitura!

 

Automação industrial de alimentos para médios e pequenos produtores é possível?

O agronegócio é uma das principais atividades que movem a economia do Brasil. Seja para consumo interno ou exportação, o segmento tende a crescer cada vez, demandando inovações para se manter competitivo.

Assim como a indústria 4.0 está revolucionando os processos produtivos de segmentos industriais, a agricultura 4.0 prevê o uso de tecnologias para facilitar o agronegócio.

No que tange pequenos e médios produtores rurais, o que impulsionou o crescimento é a chamada agricultura familiar, que hoje possui um papel importante na economia do Brasil, especialmente por trabalhar com técnicas sustentáveis e suprir as necessidades do mercado interno.

No entanto, esses perfis de produtores também podem contar com a automação industrial para otimizarem seus processos e alcançarem competitividade no mercado.

Hoje, os médios e pequenos produtores podem contar com máquinas de automação inteligentes e práticas, que garantem processos de trabalho com maior agilidade e precisão.

O resultado é redução no custo de operação, diminuição das perdas e fornecimento de produtos com maior qualidade, o que favorece tanto o produtor como o consumidor.

Logo, fica evidente que a automação industrial de alimentos garante diversos benefícios ao médio e pequeno produtor, que pode aumentar sua produtividade sem perder qualidade em seus produtos.

Continue sua leitura e veja algumas das principais máquinas de automação que são ideais para pequenos e médios produtos. Confira!

 

As principais máquinas de automação de alimentos para pequenos e médios produtores

Após a colheita, o processamento de frutas, verduras e legumes é uma das partes mais importantes. Envolvendo diversas etapas, ele garante produtos de qualidade para o consumidor final.

Também conhecido como beneficiamento, esse processo é dividido em diversas etapas. Quando executado de forma manual, pode ser demorado e ainda não obter um resultado favorável.

Pensando na questão do beneficiamento de frutas, verduras e legumes, listamos algumas máquinas de automação que facilitam e muito o trabalho de médios e pequenos produtores rurais.

Máquina para beneficiar frutas

Após a colheita, as frutas precisam passar pelo beneficiamento antes de ser comercializada.

Esse beneficiamento envolve as atividades de:

  • Lavagem;
  • Seleção;
  • Secagem;
  • Polimento;
  • Classificação;

A máquina de beneficiar frutas garante a automatização de todas essas atividades. Na seleção, por exemplo, ela é capaz de descartar frutas com danos ou forma dos padrões de mercado.

O equipamento garante o processamento de altos volumes de frutas em poucos minutos, garantindo produtos de qualidade e prontos para entrarem no mercado.

Máquina para beneficiamento de cebola, cenoura e inhame

Leguminosas que nascem sob a terra, tendem a apresentar resíduos como folhas, terra e pequenas raízes após a colheita. Logo, precisam de um processamento especial para a remoção de todas as sujidades presentes.

Trabalhar com máquinas de automação que beneficiam esses tipos de alimentos é garantir uma grande otimização de todo o processo de preparo do produto antes que ele entre no mercado.

Além de realizar todo o processo de beneficiamento citado acima, esse tipo de máquina remove todas as impurezas durante o processo de lavagem, utilizando escovas robustas para esse fim.

No caso das cebolas, toda palha excedente é removida, deixando o alimento limpo e com boa aparência para ser comercializado.

Embaladora de frutas e legumes

A embaladora de frutas e legumes é uma das máquinas de automação que facilitam o trabalho do médio e pequeno produtor.

Após o beneficiamento, frutas e legumes podem ser embalados de forma automatizada, seja em cumbucas ou em sacolinhas.

Esse tipo de equipamento trabalha com alta produtividade, sendo capaz de gerar 15 a 16 embalagens por minuto. 

Máquina para beneficiamento de laranja, limão e manga

Laranjas, limão e manga são frutas que possuem um papel importante no mercado, não só pelo alto consumo como também pela exportação. Logo, essas frutas precisam de um tratamento especial.

As máquinas de automação voltadas para esse fim executam todo o processo de beneficiamento, além da aplicação e secagem de cera para garantir proteção e boa aparência à fruta.

Vale lembrar que as máquinas de automação para beneficiamento de frutas, especialmente aquelas voltadas para automação, garantem seleção e classificação de alimentos conforme os padrões do mercado ou aquelas definidas pelo próprio produtor.

Como vimos, as máquinas de automação também são importantes para o médio e pequeno produtor, que tem a oportunidade de trabalhar com uma operação mais produtiva, com menor custo e ainda aumentar sua competitividade no mercado.

 

As melhores máquinas de automação de alimentos estão na Agrohall 

A Agrohall é especialista em máquinas de automação para alimentos, atendendo desde pequenos e médios produtores até os de maior porte.

Além de máquinas de automação, a Agrohall desenvolve projetos personalizados que garantem a automatização de todos os processos de acordo com a demanda do cliente. 

Se você é pequeno ou médio produtor, conte com a Agrohall para adquirir as melhores máquinas de automação de alimentos do mercado. 

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades. 

Até a próxima!