As máquinas de controle de alimentos são uma realidade na maioria das empresas que trabalham nesse setor.

No caso de produtos como frutas e hortaliças, trabalhar com processos automatizados garantem maior qualidade aos produtos que chegam à mesa do consumidor.

Continue com a gente neste artigo e veja como o uso de máquinas de controle de alimentos auxiliam nos processos de qualidade de frutas e hortaliças. Boa leitura!

 

O que é o controle de qualidade de alimentos?

 

O controle de qualidade na indústria alimentícia é um conjunto de processos que tem como foco avaliar a qualidade do produto antes que chegue ao consumidor, a fim de evitar qualquer dano à sua saúde.

Para essa avaliação, são verificadas algumas características dos alimentos como gosto, cor, valores nutricionais, ingredientes, dentre outros.

No caso de frutas e hortaliças, os critérios de qualidade devem ser ainda mais rigorosos. Uma fruta danificada pode contaminar todo um lote, gerando perdas e recusa pelo consumidor.

Considerando que as indústrias de alimentos precisam sempre seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), manter um controle de qualidade para os produtos é uma atividade primordial.

A indústria alimentícia de hoje pode contar com inúmeros recursos de automação para facilitar essa inspeção de qualidade.

As chamadas máquinas de controle de alimentos trabalham com o objetivo de garantir somente produtos de qualidade e que vão manter a integridade do consumidor.

 

Por que trabalhar com controle de qualidade de alimentos?

 

O processo de controle de qualidade de alimentos garante diversos benefícios para empresa.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Satisfação dos clientes;
  • Gestão padronizada;
  • Garantia de fornecer alimentos de qualidade;
  • Integração dos setores da empresa;
  • Aumento da segurança alimentar;
  • Comunicação efetiva e em tempo integral;
  • Diminuição das perdas;
  • Maior lucratividade;

O mercado oferece diversas soluções para automatizar os processos de qualidade na indústria alimentícia. Veja como essa tecnologia pode ser aplicada para frutas e hortaliças.

 

Automação no controle de qualidade de alimentos

 

Atualmente é possível utilizar sistemas ERPs para realizar os processos de controle de qualidade. Com eles, é possível garantir um processo automatizado e seguro para garantir a qualidade do produto antes mesmo que chegue ao consumidor final.

Para frutas e hortaliças, um dos processos de automatização industrial para o controle de qualidade de alimentos são as beneficiadoras.

Preparadas para atuarem no processo conhecido como beneficiamento de frutas e hortaliças, essas máquinas de controle de alimentos garantem não só a separação de produtos danificados como também toda a preparação do alimento antes da distribuição.

Durante o processo de beneficiamento, frutas e hortaliças passam por processos de lavagem, separação e tratamentos especiais. O intuito é prolongar a conservação desse tipo de alimento até o consumidor final.

Considerando que alimentos como frutas e hortaliças são produtos perecíveis, realizar processos de tratamento para sua preservação garante não só alimentos de maior qualidade disponíveis para o consumidor como também maior lucratividade e menor perda.

O consumidor atual está cada vez mais exigente. No caso da escolha de frutas e verduras, a aparência é tudo. Logo, trabalhar com máquinas de controle de qualidade de alimentos garante sempre o fornecimento de produtos atrativos, seguros e aptos para o consumo.

 

Vantagens das máquinas de controle de qualidade de alimentos para frutas e hortaliças

 

A automatização do controle de qualidade de alimentos possibilitou o uso de máquinas e sistemas inteligentes que garantem vantagens não só para o produtor e distribuidor, mas também para o lojista e consumidor final.

Dentre os benefícios de se utilizar máquinas de controle de alimentos, podemos destacar:

  • Aumento da qualidade do produto final;
  • Rastreamento do alimento em cada fase do processo de beneficiamento, como lavagem, seleção, aplicação de cera, dentre outros;
  • Redução de custos, com diminuição das perdas;
  • Possibilidade de controlar o estoque;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhor acondicionamento de produtos para evitar contaminações;

De acordo com pesquisa efetuada pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) as perdas de frutas e hortaliças representam mais de 6% na queda do faturamento de supermercados e estabelecimentos do ramo.

Considerando esse um fator crítico, podemos compreender a importância do controle de qualidade para alimentos como frutas e verduras.

O investimento em máquinas de controle de alimentos pode ser recuperado em médio a longo prazo, tendo em vista os benefícios que elas proporcionam. Isso também garante aumento da vantagem competitiva e até investimento em novos produtos.

Estamos vivendo um momento de revolução industrial, que tem como marco processos automatizados. Para trabalhar de acordo com os padrões da indústria 4.0 e expandir os negócios, é fundamental pensar na utilização de máquinas de controle de alimentos, principalmente para frutas e hortaliças.

 

Agrohall é especialista em máquinas de controle de alimentos

 

A Agrohall trabalha com máquinas de controle de alimentos e soluções inteligentes para o beneficiamento de frutas e hortaliças.

Sua linha de máquinas e projetos personalizados garante a automatização de todo o processamento de produtos alimentícios.

Venha conhecer a Agrohall e adquira máquinas de controle de alimentos com quem é especialista.

 

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!