A automação no meio agro é uma das inovações que chegaram para facilitar o trabalho dos produtores rurais.

Quando falamos em automação, temos em mente a otimização de processos industriais. Mas o agronegócio também colhe frutos com a automatização de diversas atividades.

Continue a leitura deste artigo e veja os benefícios que a automação no meio agro trouxe para o agricultor moderno. Boa leitura!

 

O que é automação no meio agro?

 

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) caracteriza automação no meio agro como um conjunto de sistemas responsáveis pelo monitoramento, controle e execução de processos através de máquinas e computadores.

Assim como na indústria, a automação no meio agro se beneficia e muito o trabalho do campo. Hoje, a utilização da tecnologia já é uma realidade em diversas fazendas.

O objetivo da automação agrícola é basicamente o mesmo da indústria, a redução de custos e perdas, o aumento da produtividade e a otimização operacional.

Isso também garante um aumento da vantagem competitiva no meio agro, que pode não só expandir o fornecimento, como investir em outros produtos.

Com a chamada agricultura 4.0, já é presente no agronegócio robôs para plantio e colheita, beneficiadora de FLV, além de técnicas inteligentes de cultivo.

A automação no meio agro também utiliza tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data e até mesmo inteligência artificial, que são recursos que facilitam os processos de produção e também a tomada de estratégias para novos negócios.

 

Onde se aplica a automação no meio agro?

 

Com o crescimento constante do segmento agrícola, mesmo em tempos de crise, é necessário inovar em soluções que garantam uma operação mais eficiente e otimizada.

Para atender essa necessidade, a automação no meio agro também é outro setor que está sempre em inovação para garantir maior produtividade com menor custo.

Dentre os diversos recursos de automação agrícola já presentes no mercado, podemos destacar algumas como:

 

Processos automatizados

Atualmente inúmeros processos agrícolas já passam a ser executados por automação. Desde o plantio à colheita, as máquinas autônomas já são utilizadas para agilizar essas atividades.

Muito além de processos mais rápidos, a automação no meio agro dispensa a contratação de mão de obra extra para trabalhos como colheita, reduzindo os custos com pessoal e aproveitando colaboradores fixos em atividades mais estratégicas.

O setor agrícola também pode contar com sistemas inteligentes para monitoramento de toda a operação, possibilitando a identificação de pontos de falha e seu tratamento imediato.

 

Tratores autônomos

Muitas montadoras já apostam em tratores autônomos que dispensam um operador para a realização de suas tarefas.

Esses tipos de tratores são capazes de trabalhar sem a intervenção humana, sendo necessária a configuração das atividades e da velocidade.

Assim como muitos processos automatizados, esse recurso também permite o aproveitamento da mão de obra humana em atividades que vão agregar maior valor para a operação.

 

Drones

Os drones também são uma inovação tecnológica presente em diversas operações agrícolas. Com eles é possível capturar imagens e vídeos mesmo em áreas mais completas.

Isso possibilita um monitoramento completo de toda a área utilizada para identificar problemas como pragas ou definir melhor aproveitamento de locais de plantio.

Com diversos recursos tecnológicos, a automação no meio agro está garantindo diversas vantagens para o setor. É sobre esse assunto que falaremos no próximo tópico.

 

Quais os benefícios da automação no meio agro?

 

Qualquer setor busca trabalhar com uma operação mais otimizada e que gere um baixo custo para aumentar a produtividade.

Esse também é foco da automação no meio agro, que tem como objetivo favorecer o produtor rural e possibilitar ampliação do negócio.

Com base nessas premissas, veja agora algumas das principais vantagens de se implementar automação no meio agro.

 

Maior eficiência de trabalho

Quando falamos em eficiência de trabalho não nos referimos somente a aumento de produtividade e redução de custos, mas também a precisão na operação.

Com menor intervenção humana, os robôs conseguem realizar o trabalho com maior precisão e rapidez quando comparado a um colaborador humano.

 

Aumento da qualidade

Assim como a precisão, a automação no meio agro garante qualidade na realização de tarefas.

As máquinas autônomas realizam atividades de acordo com padrões de qualidade pré-determinados. Isso garante não só aumento da produção como a garantia de produtos de qualidade.

 

Sustentabilidade

A automação no meio agro garante operações mais sustentáveis como dosagem adequada de produtos químicos e diminuição de perdas durante a colheita.

Essas medidas favorecem o solo e o meio ambiente, diminuindo os riscos de contaminação não só para o produto como também para o próprio agricultor.

 

Vantagens para o consumidor final

 

O consumidor final pode se beneficiar com produtos de qualidade comprovada e produzidos de acordo com padrões de sustentabilidade.

Também pode adquirir produtos com um valor diferenciado, já que a automação no meio agro diminui o custo de produção. Isso aumenta a competitividade tanto do produtor como do distribuidor.

A automação no meio agro oferece uma operação mais produtiva, otimizada e lucrativa para o segmento. Para aproveitar ao máximo os benefícios ofertados é preciso realizar um mapeamento das atividades para implementar corretamente os recursos tecnológicos.

A partir do planejamento, a implementação dos processos de automação no meio agro fica mais fácil, garantindo seu funcionamento em curto prazo, bem como o aproveitamento dos seus benefícios.

 

Agrohall é especialista em automação no meio agro

 

Saiba mais sobre a Agrohall e adquira as melhores soluções do mercado para automação no meio agro.

A Agrohall é uma empresa de alta expertise em sistemas de automação e equipamentos para otimizar completamente sua operação agrícola.

Para implantar automação no meio agro, fale com a Agrohall.

 

O que achou deste conteúdo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!